Hoje é...

.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Por que as baleias encalham nas praias? Há relação entre o encalhe e terremotos?



Cerca de 30 baleias da espécie falsa-orca encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca-RN, na manhã deste domingo, dia 22 de setembro. A maioria dos animais foi recolocada no mar pela população local, mas sete delas já morreram, de acordo com a Polícia Militar. Biólogos consultados ainda não sabem informar o que ocasionou o encalhe dos animais. E no dia 25 de setembro houve um tremor, de 7,7 graus na escala de magnitude, atingiu os distritos de Awaran e de Khuzdar no Paquistão. O Instituto Geofísico dos Estados Unidos situou o epicentro do terremoto a quinze quilômetros de profundidade, em Awaran, que fez o governo paquistanês estudar o surgimento de uma ilha na costa de Gwadar. Notícias sobre o encalhe surge seguidamente, mas porquê isso ocorre? Há varias hipóteses: problemas auditivos causados por uma espécie de parasita que causa um um distúrbio no sistema de orientação destes cetáceos levando o líder às margens, também alguma doença, atropelamento de uma embarcação, fraqueza pela idade, presa em rede de pesca... Sabe-se que os cetáceos orientam-se pelo campo eletromagnético terrestre, sendo que quando há um terremoto estes campos sofrem modificações e as placas tectônicas se realinham,  podendo confundi-los. No Japão há alguns estudiosos que fazem premonições de terremotos estudando as nuvens, ondas magnéticas e comportamento dos animais antes dos acontecimentos.
Não sei, mas se há um encalhe geralmente após ocorre um terremoto! Sexto-sentido? Vibrações? audição apurada? Estes acontecimentos reforça minha hipótese e faz com que  tenha vontade de estudar mais sobre estes animais para responder-me!!!!!
Alguns acontecimentos: 
373 anos antes de Cristo. Historiadores relatam roedores e cobras abandonando a cidade grega de Helice dias antes de um terremoto.
Em 1975, autoridades chinesas evacuaram a cidade de Haicheng, de um milhão de habitantes, devido ao estranho comportamento de muitos animais. Poucos dias depois houve um terremoto de 7,3 graus na escala Richter. 
22 de fevereiro de 1999, pequenos antílopes fugiram da região montanhosa austríaca do Tyrol para os vales, algo que eles não costumavam fazer. No dia seguinte, uma avalanche devastou a vila austríaca de Galtur no Tyrol, matando dezenas de pessoas.
28 de fevereiro de 2001, um grupo numeroso de gatos se escondeu sem motivo aparente 12 horas antes de um terremoto, que chegou a 6.8 na escala Richter atingir a área de Seattle.
dezembro de 2004-Sri Lanka, no Parque Nacional Yala , funcionários do local narraram que os animais — tigres, elefantes, búfalos, macacos, entre outros — tinham escapado ilesos, mesmo com o tsunami atingindo a costa ao redor do parque.
final de 2009 - 126 baleias encalham em Nova Zelândia- alguns dias depois registrou um terremoto de 7,8 no sudoeste da Nova Zelândia.
março de 2011-50 baleias encalharam na costa de Ibakari, após em março de 2011  terremoto na costa leste do Japão.


Baleias encalhadas em RN

Ilha de 20 metros surge após terremoto








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.


GIRLSPT.COM - Cursores Animados